sábado, 27 de agosto de 2011

Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus.





A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ILHÉUS conseguiu mais um prazo para apresentar documentos necessários à continuidade do convênio com o Planserv (Plano de Saúde dos Servidores do Estado da Bahia). A extensão do prazo foi autorizada após uma audiência que contou com a intermediação da deputada estadual Ângela Sousa, entre o provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira, o procurador-geral do Estado, Rui Moraes, e a coordenadora-geral do plano de saúde, Sônia Magnólia.
Gesteira afirmou que a possibilidade de suspensão dos atendimentos, que poderia ocorrer por questões burocráticas, traria “prejuízos à população de Ilhéus e cidades circunvizinhas”, produzindo também reflexos negativos com a perda de receita pela Santa Casa. A instituição de saúde, que mantém o Hospital São José, a Maternidade Santa Helena e um banco de sangue, tem enfrentado graves dificuldades financeiras.
O provedor agradeceu à deputada pela intermediação e informou que a Santa Casa vai agilizar a solução das pendências para regularizar a habilitação junto ao Planserv. “Nós não poderíamos permitir a suspensão do convênio por conta de razões meramente burocráticas e por isso fizemos de tudo para ajudar a Santa Casa a ter mais um tempo para atender às exigências do Governo da Bahia”, declarou Ângela.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Momentos, Pessoas e Coisas...




O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comissão de Infraestrutura da AL discute situação dos aeroportos.




A décima segunda reunião ordinária da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo debateu a situação dos aeroportos administrados na Bahia pela Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart).
Segundo a presidente da comissão, Ângela Sousa (PSC), o encontro tem por finalidade verificar quais as dificuldades enfrentadas pela empresa Sinart e reivindicar melhorias para atender a essa demanda crescente dos aeroportos do estado, visando ao desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
De acordo com a deputada Cláudia Oliveira (PT do B), a situação do aeroporto de Porto Seguro é “decadente e vergonhosa”, levando em consideração a estrutura física do mesmo. A parlamentar acredita que a empresa responsável pela administração do aeroporto não está fazendo melhorias que atendam às necessidades da população e dos turistas que cotidianamente utilizam a “ponte aérea”.
Já o superintendente da Divisão de Aeroportos da Sinart, Carlos Roberto Rebouças, afirmou que obras de melhorias e ampliação estão sendo feitas tanto na parte interna do aeroporto de Porto Seguro quanto na área externa. “Infelizmente temos que fazer as obras com o aeroporto funcionando, mas nossa expectativa é finalizar essas obras antes do mês de julho deste ano”, declarou o superintendente.
O deputado Temóteo Brito (PMDB) também lembrou da falta de infraestrutura aeroviária do município de Teixeira de Freitas, que hoje possui um dos mais importantes polos industriais e comerciais do estado. Segundo ele, essa deficiência dificulta o desenvolvimento socioeconômico da região.
Aproveitando o ensejo dos colegas parlamentares, a deputada Ivana Bastos (PMDB) ressaltou a necessidade de melhoria no aeroporto de Guanambi, utilizado por toda a região.
O diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, declarou que é necessário o investimento na infraestrutura aeroviária desses municípios, acreditando que hoje a tendência mundial é que o transporte rodoviário não ultrapasse a distância de 800 km.
Carlos Roberto Rebouças também sugeriu algumas mudanças que ele considera de grande importância para o sistema aéreo do estado. Dentre elas estão: instituir um grupo de trabalho para atualização do plano aeroviário da Bahia; criar um estudo de privatização do aeroporto de Salvador; revitalização do aeroporto de Feira de Santana; dar prosseguimento aos projetos do aeroporto de Ilhéus e Vitória da Conquista e desenvolvimento de um aeroporto de importância política e estratégica.
Durante a reunião, o deputado Rosemberg Pinto (PT) ainda lembrou que a comissão irá para Brasília realizar uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), às 14h30 do dia 19 de maio, para buscar mudanças benéficas ao sistema viário do estado.

ÂNGELA SOUSA É ELEITA PARA A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E QUER PRIORIZAR PORTO SUL




A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) foi escolhida por unanimidade para presidir a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa. A eleição ocorreu nesta terça-feira, 22, e – logo em seguida à posse – a parlamentar falou sobre a responsabilidade de liderar a comissão, onde são travados “importantes debates sobre projetos fundamentais para o Estado”.
.
Empreendimentos como o Complexo Intermodal Porto Sul, a ponte Salvador – Itaparica, além de obras de mobilidade urbana que serão exibidas por conta da realização da Copa do Mundo de 2014, encontram-se na pauta da Comissão de Infraestrutura.
.
Ângela Sousa quer priorizar as discussões sobre o Porto Sul, enfatizando a importância deste projeto para o interior da Bahia. “Temos que apoiar o Governo do Estado, no sentido de viabilizar esse importante projeto, que poderá ser a redenção de uma região que sofre com a falta de desenvolvimento e oportunidades”, afirma a deputada.
.
A vice-presidente da Comissão de Infraestrutura é a deputada Cláudia Oliveira , do PTdoB.


CONFIRMAÇÃO DA NOVA PONTE É MOTIVO DE ALEGRIA PARA OS ILHEENSES”, DIZ ÂNGELA





O governador da Bahia, Jaques Wagner, trouxe uma boa notícia para os ilheenses na noite desta quarta-feira, 6, quando participou no Centro de Convenções da Cidade da abertura do III Festival do Chocolate. Segundo o governador, a construção da nova ponte, ligando o centro à zona sul de Ilhéus, será iniciada ainda na gestão do prefeito Newton Lima.
“Pode escrever que, antes de sair da Prefeitura, você vai ver essa ponte começar a ser construída”, disse Wagner ao prefeito, acrescentando que esse é um “compromisso assumido” por seu governo.
A notícia foi comemorada pela deputada estadual Ângela Sousa (PSC), que vem defendendo há bastante tempo a construção da nova ponte, como forma de melhorar a estrutura viária de Ilhéus. “Não podemos continuar com apenas uma ligação entre o centro e a zona sul”, afirma a parlamentar, observando que a ponte Lomanto Júnior – reformada recentemente (também por indicação da deputada) – submete diariamente os motoristas a engarrafamentos.
Para a deputada, “o governador está de parabéns por reconhecer a necessidade da nova ponte”. Ela acredita que a melhoria do sistema viário da cidade se torna ainda mais urgente num momento em que Ilhéus se prepara para receber grandes investimentos, a exemplo do Complexo Logístico Intermodal Porto Sul (Clips).

ÂNGELA SOUSA COBRA REINÍCIO DAS OBRAS DO DPT DE ILHÉUS





A deputada estadual Ângela Sousa (PSC) esteve recentemente com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, com quem discutiu principalmente a retomada das obras do novo Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
Ângela pontuou as dificuldades geradas pela ausência do DPT, salientando que hoje muitas das demandas da polícia técnica em Ilhéus são deslocadas para a cidade de Itabuna, onde o DPT também enfrenta problema com o sucateamento.
Na audiência com Barbosa, a parlamentar estava acompanhada do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, que representou o prefeito Newton Lima, e do vereador Tarcísio Paixão, que solicitou a implantação na cidade sul-baiana, de uma delegacia especializada no combate a crimes contra crianças e adolescentes. Também foi solicitado o reforço das ações de combate ao tráfico de drogas no município.

PROJETO DE ÂNGELA SOUSA COÍBE USO DE “PULSEIRAS DO SEXO"





A deputada Ângela Sousa (PSC) apresentou projeto de lei com o objetivo de coibir o uso das chamadas “pulseirinhas do sexo” nos estabelecimentos da rede estadual de ensino. Caberá à direção de cada unidade escolar, de acordo com a proposta, a fiscalização com o escopo de evitar o uso dos adereços.
,
Na justificativa do projeto, a parlamentar lembra que, nos últimos meses, a imprensa nacional vem relacionando casos de agressões físicas e verbais, sofridas por crianças e adolescentes, ao uso das pulseirinhas coloridas.
.
“Trata-se de um jogo erótico que começou na Inglaterra e chegou ao Brasil, virando febre entre os adolescentes. Nele, cada cor tem um significado, que vai desde abraço ou beijo, podendo chegar ao sexo”, informa a justificativa da proposição. Para Ângela Sousa, apesar de alguns considerarem a utilização das pulseiras um modismo passageiro, não se deve fechar os olhos para esta questão.
.
A deputada alerta para os prejuízos que podem ser causados em função das agressões praticadas contra as adolescentes. “Podem ocorrer sérios problemas, tanto de ordem físico-emocional como psicológicos”, argumenta.
.
Segundo Ângela, as pulseirinhas vêm inquietando diversos setores da sociedade. “Prova disso é que a proibição do uso das pulseiras já é objeto de outros projetos de lei espalhados pelo território nacional”, frisa. Além da proibição, o projeto determina a realização de campanhas de esclarecimento sobre o assunto.

Angêla com pé no PSD




Um grupo de políticos reuniu-se nesta quinta-feira (18) com a presidente Dilma Rousseff, num encontro em que o assunto foi o fortalecimento do recém-criado Partido Social Democrático (PSD).
Estavam lá o prefeito paulista Gilberto Kassab, o vice-governador baiano Otto Alencar, além de deputados federais e estaduais.
Os representantes da Assembleia Legislativa na audiência com a presidente foram as deputadas Ângela Sousa, Ivana Bastos e Cláudia Oliveira, e os deputados Gildásio Penedo e Rogério Andrade.
Dilma deu sua bênção ao novo partido.

Ângela comemora anúncio da duplicação da Ilhéus-Itabuna.





Após participar de audiência com o ministro dos Transportes, o baiano Paulo Sérgio Passos, a deputada estadual Ângela Sousa comemorou o anúncio de que, até novembro, estará finalizado o projeto de duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna. Ângela, que preside a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, afirmou que o investimento nesse trecho da BR-415 tem “relevância significativa para o sul da Bahia, em função do grande volume de tráfego na Ilhéus-Itabuna, que há muito tempo já fazia necessária a duplicação”.
A deputada lembrou que, em seu primeiro mandato, apresentou a indicação de número 15.295, apontando a urgência das obras na rodovia. “Juntamente com a Fiol e o Porto Sul, essa obra mudará a realidade da região cacaueira”, aposta Ângela Sousa.
Na audiência com o ministro, a deputada estava em companhia do vice-governador do Estado, Otto Alencar, e dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, dos deputados federais Nelson Pellegrino e José Carlos Araújo, além dos deputados estaduais Cláudia Oliveira, Ivana Bastos e Gildásio Penedo.
Passos informou ao grupo que os técnicos do Ministério dos Transportes encerram neste mês de agosto os estudos de viabilidade técnica e impacto ambiental da duplicação da Ilhéus – Itabuna, que prevê uma pista na margem direita do Rio Cachoeira. O ministro salientou que há interesse no governo em dar celeridade à execução do projeto.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Parem de jogar cadáveres na minha porta...





Parem de jogar cadáveres na minha porta. Tenho que sair - respirar.
Estou seguindo para os jardins de Allambra a ouvir o que diz a água.
Daquelas fontes e acompanhar o desenho imperturbável dos Zeliges. Não me venham com jornais sangrentos sob os braços.
Parem de roubar meu gado, de invadir meu teto e de semear pregos por onde passo. Estou em Essauíra, na costa do Marrocos, olhando o mar. Ou em Minas, contemplando as montanhas ao redor de diamantina. Não me tragam o odorento lixo da estupidez urbana.
Parem de atirar em minha sombra e abocanhar meu texto. Estou tornando a Delfos naquela manhã de neblinas, ouvindo.
O que me diz o oráculo em surdina. Ainda agora embarquei para o palácio Topkapi, frente ao Bósforo, quando tentaram me esfaquear na esquina. Jamais permitirei que quebrem as porcelanas e roubem a gigantesca esmeralda na real vitrina.
Não me chamem para a reunião de condomínio. Estou nos campos da Toscana, onde a gigante mão de Deus penteia os montes.
E minha alma se sente pequenina. Dei de mão comendas e insígnias.
Não tenho mais que na praça erguer protestos e distribuir esmolas não é mais a minha sina. Acabo de entrar no pavilhão da harmonia preservada e me liberto - na cidade proibida na China. Não adianta o clamor de burocráticos compromissos nem vossa ira. Tenho 32 (trinta e dois) anos,
saí para nadar naquele açude atrás dos morros e vou pescar a minha única e inesquecível traíra. Parem de jogar cadáveres na minha porta, na minha mesa, na minha cama dificultando que alcance o corpo da mulher que amo. Afastem de mim o meu, o vosso cálice. Impossível ficar no tempo que me coube. O tempo todo.
Preciso repousar num campo de tulipas reaprendendo a ver o que era o mundo antes de, como um sísifo moderno, desesperado, julgar que o tinha que carregar.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Amar é tão Difícil Assim?




O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que
as pessoas escalassem o Everest ou fizessem
grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos
amássemos uns aos outros

E confira também!