segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Comissão de Infraestrutura da AL discute situação dos aeroportos.




A décima segunda reunião ordinária da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo debateu a situação dos aeroportos administrados na Bahia pela Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário Turístico (Sinart).
Segundo a presidente da comissão, Ângela Sousa (PSC), o encontro tem por finalidade verificar quais as dificuldades enfrentadas pela empresa Sinart e reivindicar melhorias para atender a essa demanda crescente dos aeroportos do estado, visando ao desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
De acordo com a deputada Cláudia Oliveira (PT do B), a situação do aeroporto de Porto Seguro é “decadente e vergonhosa”, levando em consideração a estrutura física do mesmo. A parlamentar acredita que a empresa responsável pela administração do aeroporto não está fazendo melhorias que atendam às necessidades da população e dos turistas que cotidianamente utilizam a “ponte aérea”.
Já o superintendente da Divisão de Aeroportos da Sinart, Carlos Roberto Rebouças, afirmou que obras de melhorias e ampliação estão sendo feitas tanto na parte interna do aeroporto de Porto Seguro quanto na área externa. “Infelizmente temos que fazer as obras com o aeroporto funcionando, mas nossa expectativa é finalizar essas obras antes do mês de julho deste ano”, declarou o superintendente.
O deputado Temóteo Brito (PMDB) também lembrou da falta de infraestrutura aeroviária do município de Teixeira de Freitas, que hoje possui um dos mais importantes polos industriais e comerciais do estado. Segundo ele, essa deficiência dificulta o desenvolvimento socioeconômico da região.
Aproveitando o ensejo dos colegas parlamentares, a deputada Ivana Bastos (PMDB) ressaltou a necessidade de melhoria no aeroporto de Guanambi, utilizado por toda a região.
O diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa, declarou que é necessário o investimento na infraestrutura aeroviária desses municípios, acreditando que hoje a tendência mundial é que o transporte rodoviário não ultrapasse a distância de 800 km.
Carlos Roberto Rebouças também sugeriu algumas mudanças que ele considera de grande importância para o sistema aéreo do estado. Dentre elas estão: instituir um grupo de trabalho para atualização do plano aeroviário da Bahia; criar um estudo de privatização do aeroporto de Salvador; revitalização do aeroporto de Feira de Santana; dar prosseguimento aos projetos do aeroporto de Ilhéus e Vitória da Conquista e desenvolvimento de um aeroporto de importância política e estratégica.
Durante a reunião, o deputado Rosemberg Pinto (PT) ainda lembrou que a comissão irá para Brasília realizar uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), às 14h30 do dia 19 de maio, para buscar mudanças benéficas ao sistema viário do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E confira também!