sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A (minha) Teoria do Orgulho!













Engraçado como hoje todo mundo tem uma resposta na ponta da língua, interessante como ninguém "nunca" leva desaforo pra casa, parece que todo mundo esqueceu as palavrinhas mágicas que a gente aprende na escolinha e em casa com mamãe e papai desde cedo e ainda tinha a vovó para lembrar...é uma de "tiração de onda" de quem gastou mais, quem bebeu todas, daquele que foi agredido e botou pra fuder mais ainda para não ficar por baixo, para não ser o ótario da situação! É todo mundo querendo ser supremo, colocando seu mp3 nas alturas dentro do coletivo obrigando a todos a ouvirem o que um único quer...são as pessoas procurando o par perfeito e será que estas são o par perfeito para um outro alguém??? São Negros com camisetas de 100% & se os brancos usassem uma de 100% Orgulho Branco, algum afro descendente iria abrir um processo??? Pois é isso tudo começou com um movimento para aumentar a auto-estima, acabou abastecendo os "egos" e nos tornando orgulhosos...orgulhosos a tal ponto que as palavrinhas mágicas insinuadas a cima não tem mais valor nos dias de hoje... que saudade do;"desculpe", "me perdoe", "eu errei", "obrigado", "com licença","Bom dia,tarde e noite", "eu preciso de você","Deus te Abençoe"!  E diante de tudo, depois de passar por "muitas & ruins" estudando as personalidades que encontrei na vida descobri que o excesso de alimento a auto-estima, engorda o ego e deixa o ser humano quase um deus! Como???






Bom...Eu nasci numa época de muita educação, dinheiro eu nunca tive muito, mas educação nunca faltou, criado por um homem  da lei(desembargador) e uma professora ,já da para imaginar o quanto a moral reinava nesse lar! Na década de 80 onde continuaram as revoluções políticas(diretas já, partido dos trabalhadores, nova constituição), musicais(Legião Urbana, Capital Inicial, Cazuza), Econômicas( Inflação Descontrolada, Planos Collor I & II,Cruzeiro,Cruzado, Cruzado Novo etc) as pessoas eram sem pressa, curtiam a vida um dia de cada vez aproveitando as estações das revoluções e novidades desse nosso Brasil Varonil. Já na Década de 90 as coisas começaram a mudar, eu já com 11 anos presenciava a revolução do "ficar" que foi descompromissando os relacionamentos, a s dores de amar pela primeira vez e o quanto o dinheiro começava a ficar importante e necessário na vida de um adolescente que vivia em meio a classe média mas não era classe média. A cor negra era em muitos lugares única, diante de um "mar branco" de filhos de papai legítimos.Mas mesmo assim a minha educação era impecável a ponto de ser visto como um menino respeitador, daqueles de abrir a porta para qualquer pessoa em qualquer lugar! Mas algo inesperado aconteceu...Veio o bonitão candidato a presidente Fernando Collor  e sua "trupe" que tinha no elenco; Pc Farias, Roseane, Ministra Zélia Cardoso com o lindo e "misterioso" cenário da casa da Dinda( Que eu até hoje nem sei quem é a Dinda) e seus planos Collor I & II (que ressuscitou o cruzeiro) A edição sucessiva mostrava o insucesso das tentativas de estabilizar a economia. A inflação pularia de 415,83% ao ano, em 1987, para 2.708,55% ao ano em 1993.No início da década de 90, o Brasil passou por um período chamado de abertura comercial e econômica. Tratou-se de reduzir a tarifa de importação, realizar reestruturações industriais e tecnológicas e promover processos de privatizações de empresas estatais com o objetivo de criar condições para que o mercado nacional pudesse enfrentar a concorrência internacional e adequar sua economia ao fenômeno da globalização...Coisa que não deu certo...Muitas pessoas tiveram seu rendimentos "retidos", micro empresários faliram e a população começo a se desesperar...Houveram alguns suicídios, aumento da violência, os empregos diminuíram e a população se viu perdida, totalmente sem rumo...E então surgiram os "Vingadores da Época";Os livros de Auto Ajuda e seus Autores...Pronto, com frases como; "Tudo é possível"," em busca de mudanças", "livre para viver", "há sempre uma motivação que nos Impulsiona","transformando frustrações em realizações"...Os autores Augusto Cure, Lair Ribeiro, Paulo Coelho entre outros se tornaram heróis de toda uma geração!






 A partir daí com uma ajuda política já no Governo de Itamar Franco em 1998, o real passou pela sua primeira grande afirmação, quando houve uma grande desvalorização da nossa moeda devido à quebradeira de vários mercados pelo mundo, principalmente o russo e o asiático. Mas, apesar das dificuldades, o Brasil atravessa atualmente uma fase de desenvolvimento. Temos uma grande produção industrial, um mercado vigoroso e atingimos uma marca representativa no segmento de informática e tecnologia. Todavia, nosso passado colonial e escravista revela igualmente seu peso, mantendo flagrantes desigualdades sociais em nosso país e fazendo com que uma grande parte da população não participe desse desenvolvimentos mas por outro lado grande parte da pessoas hoje, como disse no início ;começou com um movimento para aumentar a auto-estima, acabou abastecendo os "egos" e se tornando orgulhosas...Esquecendo o démodé "amor ao próximo" e colocando no lugar o"primeiro eu, segundo eu, terceiro eu" e aumentando o número crescente de homicídios passionais, afinal o marido ou a mulher tem ser submissos e aceitar uma relação desgastada sem dizer nada; os amigos tem que estar sempre prontos, sem problemas  e a disposição como caixas eletrônicos para satisfazer a necessidade do outro;pais e mães tem que encobrir os rombos financeiros de filhos de mais de 30 ocasionados por festas e farras para manter a aparência e a popularidade; E tudo hoje é resolvido simplesmente na porrada ou na  bala, para não ser o otário da vez. É isso aí... na verdade o que a maioria quer é impor o seu poder, sua vontade para que os outros vivam como eles querem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

E confira também!