quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Descaso-Cultura em Salvador.








LEMBRAM DOS MACAQUINHOS QUE NÃO VÊEM, NÃO OUVEM E NÃO FALAM???

NÃO TEM IMAGEM MELHOR PARA EXPLICAR COMO A PREFEITURA VEM TRATANDO OS ARTISTAS DA BAHIA






É muito triste perceber o descaso com que a Prefeitura Municipal de Salvador, na pessoa do então Sr. Prefeito (não tão Ilustríssimo) João Henrique vem tratando seus artistas. Ele não vê, ele não ouve e ele não fala.



São inúmeros os casos de não recebimento de dinheiro, depois de já ter executado o serviço. Esse Protesto Público nos coloca diante de uma realidade que não se tem mais como ignorar: É triste a forma como a cultura de nossa cidade, Salvador, vem sendo tratada. Muito triste mesmo. Falamos em especial da área teatral, que é nosso ofício e a qual podemos falar sobre o funcionamento.



Infelizmente, não temos o que comemorar neste dia 27 de março, o dia do Teatro, visto que os Teatros da Prefeitura são um reflexo direto do desinteresse da Prefeitura para com esta arte milenar:



Teatro Gregório de Matos – Fechado para reforma e sem previsão de voltar à atividade, levando em consideração que os últimos 20 anos de seu funcionamento foram feitos de forma precária, com equipamentos sucateados, pouca mão de obra especializada e sem que todas as partes do prédio estivessem em pleno funcionamento. Só foi fechado porque começou a proporcionar risco de vida para os que ali estavam.



Teatro da Barroquinha – Em funcionamento precário, com problemas de equipamentos (que são os mesmos que tinham no Teatro Gregório de Matos, e que já eram precários), ar-condicionado que quebra a todo o momento, quantidade de funcionários insuficiente, sem papel higiênico no banheiro, dentre outras faltas. Os funcionários que ali estão, por mais boa vontade que tenham, não conseguem dar conta de tanta falta de estrutura mínima.



Programa Viva Cultura – Feito em 2005, mas sem utilização por parte dos grupos de Teatro e dos Projetos de Festivais que cada vez mais aumentam em nossa cidade sem a participação da Prefeitura. No site da Gregório de Matos não tem como saber sobre o funcionamento e pelo telefone a situação é ainda mais ridícula, pois os funcionários não sabem dar informações precisas. A Fundação Gregório de Matos funciona na parte da tarde, das 13 ás 19h como é de praxe no Serviço Público, mas a pergunta é: Funciona?



Na Agenda Cultural do Site da Fundação Gregório de Matos não tem nenhuma Programação para Março. Será que não tem? Ou não tem alguém para atualizar? Será que é por esse mesmo motivo que não conseguimos respostas concretas para as nossas questões? Será que a Prefeitura não está conseguindo se atualizar? O que falta para reverter esse quadro?



Aliás, quem é o novo Diretor da Fundação Gregório de Matos? Porque não teve nenhum encontro com a classe artística e nem tomou nenhuma providência com relação à implantação do Sistema Municipal de Cultura? Não vai se apresentar a área cultural da cidade?



A que ponto precisou chegar para que a Prefeitura perceba o grande tempo que estamos perdendo. Nós, artistas de Teatro de Salvador, estaremos no dia 25 de março, ás 8:30h na frente da Prefeitura Municipal de Salvador de óculos escuros e camisas pretas, simbolizando o nosso luto pela morte da cultura no Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E confira também!