quarta-feira, 16 de maio de 2018

Nem mulher, nem homem: conheça jovem que considera não ter gênero binário.

Sam Escobar selecionou as principais perguntas que ouve de pessoas que não dominam o assunto e não entendem como é possível não se enquadrar nos padrões masculino e feminino.

Conforme mais personalidades midiáticas assumem sua homossexualidade ou transexualidade, como Caitlyn Jenner, o debate sobre gênero e sexo ressurge e mostra-se mais profundo do que muita gente imagina --poucos, por exemplo, sabem da existência de indivíduos que não consideram ter um gênero binário (homem/mulher)
É o caso de Sam Escobar, de Nova York. Nas rodas sociais em que circula, as pessoas não pensam duas vezes em fazer perguntas indiscretas (por vezes ofensivas ofensivas) quando descobrem sua identidade sexual. À Marie Claire americana, Sam respondeu as principais dúvidas que ouve das pessoas sobre como é viver sem se encaixar em um gênero binário.
VOCÊ NÃO NASCE COM SEU PRÓPRIO GÊNERO?
Gênero e sexo são frequentemente usados ​​como sinônimos, mas não significam a mesma coisa. Seu sexo relaciona-se com a sua biologia, fisiológica e anatômica, que muitas vezes influencia a forma como você é tratado na sociedade, mas não é o mesmo que gênero.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, gênero são "características socialmente construídas sobre mulheres e homens". A OMS enfatiza a importância em ser sensível às "diferentes identidades que não necessariamente se encaixam nas categorias binárias de masculino ou feminino".
QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA IDENTIDADE BINÁRIA E NÃO BINÁRIA?
O gênero binário separa aqueles que se identificam como homens ou mulheres, simples assim. Gêneros não-binários, no entanto, não se encaixam perfeitamente dentro destes dois padrões e podem ser uma combinação de masculino e feminino. Já os cisgêneros são pessoas cujas identidades alinham-se com o sexo que nasceram.
ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ NÃO SE PARECE COM HOMEM OU MULHER?
Um equívoco comum é pensar que as pessoas não-binárias são andróginas, mas não é o caso. Sua aparência e sua identidade sexual podem estar conectadas, mas uma não necessariamente depende da outra.
Eu não me identifico como mulher, mas as fotos mostram que pareço feminina. Isto faz com que a maioria das pessoas suponham que eu seja uma mulher cisgénero até eu informá-las que não. Eu mantenho meu cabelo comprido porque prefiro um corte lob. Eu não raspo minhas pernas. Uso vestidos de vez em quando, e uso maquiagem todos os dias porque é literalmente meu trabalho (sou a editora de beleza do site GoodHousekeeping.com).
PESSOAS NÃO BINÁRIAS SÃO CONSIDERADAS TRANSEXUAIS?
Não há, na verdade, uma resposta padronizada para isso. Não-binários geralmente se encaixam na categoria transgênero, mas não são todos.
ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ É GAY?
Não. Sua orientação sexual e sua identidade de gênero são coisas diferentes. Uma mulher transgênero [como Caitlyn Jenner] que se relacionou com mulheres ao longo da vida não necessariamente começa a se sentir atraída por homens simplesmente porque assumiu sua identidade de mulher. Eu me sinto atraída por pessoas de vários gêneros e já namorei, inclusive, vários heterossexuais.
QUAL PRONOME DEVO USAR?
Pergunte. É a melhor maneira e a mais confiável para se dirigir a alguém.
QUAL BANHEIRO VOCÊ USA?
Bem, eu prefiriria usar o que estivesse disponível, assim como a maior parte das pessoas. Quando sou forçada a escolher entre o masculino e o feminino, uso o das mulheres por ser o que tratá menos atenção.
As pessoas são diferentes, claro, mas em geral, transexuais e não- binários apenas gostariam de usar o banheiro, ponto; sem bullying ameaças, violência ou leis que as obrigassem a usar um ou outro.
EM ALGUM MOMENTO É CERTO PERGUNTAR A ALGUÉM QUAIS SÃO SUAS "PARTES"?
Vou logo dizendo que não embora seja chocante o número de pessoas que pensam o contrário. Seria estranho alguém em uma festa expontaneamente perguntar sobre seu saco, não é? Então não pergunte a um transexual e um não-binário sobre o deles.

E confira também!